Através da assessoria de imprensa, é  possível conseguir uma mídia espontânea: Ela é espontânea no sentido de que a mídia decidiu noticiar determinada mensagem ou abordar determinado produto por entender que tal informação é importante para seu público leitor, ouvintes ou telespectadores.

Embora sem custo, uma inserção espontânea tem muito valor, pois mais que simplesmente mostrar a mensagem/produto, ela está avalizada pela mídia que a veiculou. É como se os veículos dissessem: “Nós também acreditamos nessa mensagem ou nesse produto.”

O que mais a assessoria faz?

Produção de conteúdo para Blog e Redes Sociais : A comunicação entre a assessoria de imprensa e o Marketing Digital, desenvolve estrategicamente conteúdo e campanhas assertivas que envolvam os seguidores das mídias digitais, com o objetivo de aumentar de forma orgânica o público alvo, transformando-os em possíveis clientes. Esta aproximação com as pessoas é um dos caminhos que agrega valor e fortalece a imagem do cliente.

Envio de releases para base segmentada de jornalistas: As sugestões de pauta são enviadas individualmente para a base segmentada de jornalistas, de acordo com suas editorias (ex: economia, mercado, bem-estar, meio ambiente, saúde, etc).

Follow up com jornalistas : Contato por telefone  para negociação de uma pauta, verificação de recebimento de email

Monitoramento de resultados (Clipping) : Os releases, matérias e notas devem ser monitorados para sabermos onde foram publicados e veiculados. Esta análise é feita por uma empresa especializada  e terceirizada em clipagem dos principais veículos do país e mídias digitais. Ela ainda gera análise qualitativa e quantitativa, espaço conquistado e público atingido e equivalente custo na mídia paga.

Gerenciamento de crise: A assessoria de imprensa pode também ser usada muito além da manutenção da credibilidade do assessorado.  Ela também é importante para evitar possíveis crises por conta de uma informação negativa que ponha em risco a imagem da marca. Em tempos de crise, ela é usada para neutralizar as informações de modo a  diminuir os prejuízos e  efeitos negativos causados à imagem.