Economista dá 12 dicas para empresários driblarem a crise

 
José Luiz Amaral Machado, economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria
José Luiz Amaral Machado, economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria

Apesar da economia atual apontar dados negativos e gerar uma forte onda de pessimismo para este ano, o economista e fundador da Gerencial Auditoria e Consultoria, José Luiz Amaral Machado, se posiciona com uma perspectiva contrária e encoraja os empresários, sugerindo 12 medidas que podem contribuir para o futuro da sua empresa. Confira:

1. Resista ao baixo astral, ao contrário, acentue sua percepção, pois em momentos de turbulência surgem oportunidades;2. Dê especial atenção à saúde financeira da empresa;

3. Lembre-se, em período em que o mar está revolto o importante é ter liquidez;

4. Assim, é importante ter cuidado especial com a concessão de crédito e com a administração da carteira de contas a receber;

5. Atenção especial com investimentos, a não ser que tenha certeza de que são para gerar mais negócios;

6. Aguarde, tenha paciência para promover investimentos. Vamos lembrar que toda vez que se faz investimentos aumentamos o volume de recursos aplicados na empresa e que, obrigatoriamente, necessitam ser remunerados (gerar retorno);

7. Mantenha o incentivo à constante ação relativa à revisão dos processos internos com o propósito de ganhar produtividade e inovando sempre que possível, portanto, influenciando na capacidade de competir;

8. Incentive o talento;

9. Não esqueça que os custos ou, pelo menos parte deles, são fatores os quais você tem poder de influência, portanto, vamos sempre estar atentos e buscar redução ou, no mínimo, ser racional;

10. Nunca esqueça as palavras “inovação” e “tecnologia”, pois é por esse caminho que muitas das nossas dificuldades vão se transformar em oportunidades e manter nossa empresa viva;

11. Valorize acima de tudo sua atual carteira de clientes, mas sem deixar de fazer a análise de custo beneficio em cada caso;

12. Vamos sempre lembrar a lição do Mestre Peter Drucker. “Dentro da empresa estão os problemas e os custos e fora estão as oportunidades”. Assim, jamais deixe de estar presente em todas as oportunidades de viver o mercado, sentir a tendência, perceber as oportunidades, as necessidades e de como está se comportando a concorrência. A empresa não ganha nada, ao contrário perderá, se você se isolar no ambiente de negócios.

Em nosso país o ambiente empreendedor tem sido sempre elogiável pela disposição e habilidade de nossos empresários, sempre dispostos a inovar, investir e empreender.

Sendo assim, apesar das altas taxas de juros, que não contiveram a inflação, as estimativas de queda do PIB em 2016, a baixa confiança dos investidores e incertezas políticas é preciso confiança, persistência entusiasmo, trabalho, profissionalismo e a expertise de uma assessoria especializada para seguir adiante. Pois, conforme o economista, esta é a fórmula capaz de não só driblar as expectativas negativas, como também minimizar os riscos e contratempos que levam à perda de tempo e dinheiro, aspectos que, na maioria das vezes, levam uma empresa a fechar suas portas.

Confira AQUI o texto na íntegra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.